Portugal: Gilson Costa e Catarina Rosa são os vencedores do Programa de Intercâmbio Artístico em Dança Lisboa-Mindelo

Lisboa, 31 Ago (Inforpress) – Gilson da Costa (Cabo Verde) e Catarina Rosa (Portugal) são os vencedores do Programa de Intercâmbio Artístico em Dança Lisboa-Mindelo, promovido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

O anúncio dos vencedores da edição de 2022 foi feito pelos promotores do programa que vão patrocinar a residência, de 01 a 31 de Outubro de 2022, de Catarina Rosa, no Mindelo, e de Gilson da Costa, em Lisboa (Portugal).

Segundo os promotores, o júri, constituído por Cláudia Sampaio (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, convidada), Neuza Polido (Camões, I.P.) e Susana Dias (CML), decidiu por unanimidade seleccionar as propostas de trabalho dos bailarinos e coreógrafos Catarina Rosa e Gilson da Costa.

A justificativa é que, no universo das candidaturas admitidas, são as que “melhor se enquadram na lógica do presente programa de intercâmbio artístico”.

De acordo com a mesma fonte, foi também destacado pelo júri o impacto e benefícios destas residências, e também dos encontros e experiências que proporcionam aos candidatos vencedores, no desenvolvimento do seu percurso artístico.

O cabo-verdiano Gilson da Costa, que estará em residência em Lisboa, é bailarino e intérprete, e a portuguesa Catarina Rosa, que estará em residência na cidade do Mindelo, é bailarina e professora de dança desde 2012, apresentando-se como Kenzi, o seu nome artístico.

Criado ao abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre a CML e o Camões, I.P., o programa de incentivo à criação artística e de aposta na internacionalização da cultura destina-se a coreógrafos e/ou bailarinos de nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana em início de carreira, e que pretendam desenvolver um projecto de criação artística na área da dança.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos