Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Portugal dá as boas-vindas em filme aos jovens de todo o mundo para Jornadas da Juventude em 2022

Cidade do Panamá, 27 Jan (Inforpress) – Portugal dá as boas-vindas aos jovens de todo o mundo para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que Lisboa vai receber em 2022, num filme que foi exibido hoje, após ser anunciada a decisão na Cidade do Panamá.

No centro de imprensa, onde estão várias entidades e antes da conferência de imprensa, foi mostrado nos ecrãs o filme com a saudação do Presidente e do primeiro-ministro de Portugal, do presidente da Câmara de Lisboa e do cardeal-patriarca de Lisboa.

“Sejam bem-vindos a Portugal, jovens de todo o mundo”, afirma o chefe de Estado português, no filme de cerca de dois minutos.

O primeiro-ministro, António Costa, acrescenta: “Há séculos que Portugal constrói amizades entre povos e entre culturas. Gostamos de receber quem nos visita. Gostamos de acolher quem quer viver entre nós. Sejam bem-vindos a Portugal”.

Já o presidente do município capital, Fernando Medina, salienta que “Lisboa é uma cidade alegre e vibrante”.

“Vamos receber-vos a todos com grande alegria em 2022. Bem-vindos a Portugal”, refere.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, deixa o desafio: “Em 2022 estaremos juntos em Lisboa, com o papa Francisco, celebrando a fé e enviando ao mundo uma mensagem de fé e de esperança”.

No filme, há imagens de monumentos históricos de Lisboa, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, “viajando” pelo Centro Cultural de Belém e o Bairro Alto, e mostrando, por exemplo, o Parque Eduardo VII e o Parque das Nações.

Lisboa vai receber em 2022 as JMJ, consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica.

O anúncio foi feito na missa de encerramento das JMJ, que hoje terminam na Cidade do Panamá, presididas pelo papa Francisco, pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, organismo do Vaticano que organiza as JMJ com um comité local, Kevin Joseph Farrell.

Na sua conta no Twitter, o papa Francisco escreveu: “A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.

As JMJ são um encontro de jovens de todo o mundo com o papa, num ambiente festivo, religioso e cultural, que mostra o dinamismo da Igreja Católica.

O maior evento da Igreja Católica foi criado pelo papa João Paulo II (1920-2005).

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos