Portugal dá as boas-vindas em filme aos jovens de todo o mundo para Jornadas da Juventude em 2022

Cidade do Panamá, 27 Jan (Inforpress) – Portugal dá as boas-vindas aos jovens de todo o mundo para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que Lisboa vai receber em 2022, num filme que foi exibido hoje, após ser anunciada a decisão na Cidade do Panamá.

No centro de imprensa, onde estão várias entidades e antes da conferência de imprensa, foi mostrado nos ecrãs o filme com a saudação do Presidente e do primeiro-ministro de Portugal, do presidente da Câmara de Lisboa e do cardeal-patriarca de Lisboa.

“Sejam bem-vindos a Portugal, jovens de todo o mundo”, afirma o chefe de Estado português, no filme de cerca de dois minutos.

O primeiro-ministro, António Costa, acrescenta: “Há séculos que Portugal constrói amizades entre povos e entre culturas. Gostamos de receber quem nos visita. Gostamos de acolher quem quer viver entre nós. Sejam bem-vindos a Portugal”.

Já o presidente do município capital, Fernando Medina, salienta que “Lisboa é uma cidade alegre e vibrante”.

“Vamos receber-vos a todos com grande alegria em 2022. Bem-vindos a Portugal”, refere.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, deixa o desafio: “Em 2022 estaremos juntos em Lisboa, com o papa Francisco, celebrando a fé e enviando ao mundo uma mensagem de fé e de esperança”.

No filme, há imagens de monumentos históricos de Lisboa, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, “viajando” pelo Centro Cultural de Belém e o Bairro Alto, e mostrando, por exemplo, o Parque Eduardo VII e o Parque das Nações.

Lisboa vai receber em 2022 as JMJ, consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica.

O anúncio foi feito na missa de encerramento das JMJ, que hoje terminam na Cidade do Panamá, presididas pelo papa Francisco, pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, organismo do Vaticano que organiza as JMJ com um comité local, Kevin Joseph Farrell.

Na sua conta no Twitter, o papa Francisco escreveu: “A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.

As JMJ são um encontro de jovens de todo o mundo com o papa, num ambiente festivo, religioso e cultural, que mostra o dinamismo da Igreja Católica.

O maior evento da Igreja Católica foi criado pelo papa João Paulo II (1920-2005).

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos