Portugal: CCCV acolhe sessão cultural e musical no âmbito da Festa da Francofonia 2023

Lisboa, 17 Mar (Inforpress) – O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, acolhe este sábado, 18, uma sessão musical e cultural, denominada “Canções com cores cabo-verdianas – Chansons Françaises aux couleurs cap-verdiennes”, no âmbito da Festa da Francofonia 2023.

A sessão promovida pelo CCCV e as embaixadas de Cabo Verde e do Luxemburgo em Portugal, conta com actuações de Carla Correia e Lucibela, acompanhadas por Humberto Ramos no piano.

De acordo com a organização, “Canções com cores cabo-verdianas – Chanson française aux couleurs cap-verdiennes”, é um evento de “celebração da amizade” entre Cabo Verde e o Luxemburgo, e da Francofonia, que “será honrada com algumas melodias mais prezadas da Chanson Française, misturando cá e lá uns toques especiais dos países organizadores”.

“É uma viagem por uma cultura sem fronteiras, onde a música é o símbolo de união entre vários países de língua francesa e Cabo Verde. Duas cantoras e um pianista vão surpreender o público com um programa musical intimista que (re)visita alguns temas icónicos da chanson française e da música cabo-verdiana”, explicou a mesma fonte.

Canções com cores cabo-verdianas – Chanson française aux couleurs cap-verdiennes” surge do trabalho comum entre o Luxemburgo e Cabo Verde, sendo que esse país europeu é membro fundador da Organização Internacional da Francofonia (OIF), fundada em 1970 e Cabo Verde juntou-se em 1996.

A sessão musical e cultural está marcada para as 17:30 (16:30 em Cabo Verde) e o concerto será seguido de uma recepção gastronómica onde o público poderá saborear as especialidades de todos os países da Francofonia.

Esse ano, a celebração da Festa da Francofonia, que acontece sempre em Março, tem como tema “Une semaine à tous les temps?”, tema que convida todos a reflectir sobre a percepção e relação com o tempo, em particular jogando com as palavras francesas que o exprimem.

Em Portugal, será prestada uma homenagem à Roménia, que está a celebrar 30 anos de participação na OIF, representado por parceiros e 13 países, nomeadamente Andorra, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Costa do Marfim, Egipto, França, Luxemburgo, Marrocos, Moldávia, Roménia, Senegal e Tunísia.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos