Lisboa, 21 Mar (Inforpress) – O músico cabo-verdiano Ary Kueka actua hoje no Teatro da Trindade, em Lisboa, com o seu primeiro álbum “Sampadiu”, em mais um concerto Ciclo Mundos, a partir das 21:00 (20:00 em Cabo Verde).
Iniciativa da Fundação INATEL (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres), o compositor e guitarrista, natural do Paúl, ilha de Santo Antão, Ary Kueka (Ary Duarte) que vive no Mindelo, em São Vicente, foi convidado e aceitou participar nesta proposta musical “intercultural, intergeracional e universalista”, de acordo com a organização.
De acordo com a mesma fonte, desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, a iniciativa musical Ciclo Mundos, com programa anual que dá espaço à música que se faz no mundo, sendo que de Cabo Verde, em 2022, participaram Mário Lúcio e Princezito com o “Mano a Mano”.
Nessa iniciativa Ciclo Mundos, este ano já actuou no dia 28 de Fevereiro, a Marina Satti (Grécia), e está programada para 02 de Maio a actuação de Pol Battle & Rita Payés (Espanha/Catalunha) e 30 de Maio da Ladaniva (Arménia).
Depois de ter composto músicas gravadas por vários artistas, como Ceuzany ou Mirri Lobo, o cantor gravou o seu primeiro disco em 2021, com o tema que remete pata uma mistura de ‘sampadjudu’ com ‘badiu’, como são chamados os habitantes de São Vicente e de Santiago.
Ary Kueka tinha explicado à Inforpress que “Sampadiu”, álbum com 12 faixas, é uma mistura da linguagem, estilo e ritmo (tabanca, morna, funaná) de todas as ilhas e, portanto, engloba ‘sampadjudo’ e ‘badiu’.
Em 2022, Ary Kueka venceu quatro galardões na primeira edição dos Prémios da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), sendo de “Melhor Produtor Fonográfico”, “Melhor Intérprete”, “Melhor Autor” e “Melhor Compositor”, com a música “Escravatura Moderna”, todos na categoria de “Música Urbana e Moderna”.
DR/JMV
Inforpress/Fim