Portugal: Edil do Tarrafal defende que é preciso repensar a cooperação com institutos politécnicos (c/áudio)

Lisboa, 15 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal defendeu em Lisboa a necessidade de se repensar a cooperação com institutos politécnicos em Portugal, fazendo com que os estudantes regressem a Cabo Verde para contribuírem no desenvolvimento do município.

José dos Reis defendeu essa ideia em declarações à Inforpress, fazendo um balanço de visita e reunião que teve na última semana com os presidentes e alguns dos estudantes do Tarrafal no Instituto Politécnico de Beja e de Bragança.

O objectivo foi inteirar-se das “dificuldades, desafios e necessidades de uma maior conjugação de esforços, estratégias e recursos entre as instituições implicadas”, visando “mais e melhor sucesso da comunidade estudantil tarrafalense”.

“Dos encontros que tive com os politécnicos, ficou acordado o reforço da cooperação e da relação de colaboração (…), porque os nossos estudantes têm enfrentado alguns desafios e tem havido alguma desistência da formação, dado também à escassez de recursos por parte dos agregados familiares, por isso, temos que repensar esta parceria de cooperação entre a câmara e os institutos politécnicos”, atestou.

Conforme explicou, o que tem acontecido é que “muitas vezes” os estudantes que chegam a Portugal através da parceria entre a câmara e um instituto politécnico, acabam por enfrentar “enormes dificuldades” e, por isso, “acabam por desistir”.

“Para cá virem estudar, há um conjunto de critérios que são analisados e muitas vezes os nossos estudantes acabam por não ter esta oportunidade. Nós queremos que eles venham cá fazer formação, mas depois regressar a Cabo Verde, mais concretamente ao Tarrafal, para dar o seu contributo na construção permanente do município”, justificou o autarca.

Por essas razões, José dos Reis concluiu que é preciso ter espaço de articulação com instâncias com competências na matéria, e analisar qual a melhor forma de comparticipação da própria câmara municipal e criar melhores condições para que os estudantes cabo-verdianos possam ter oportunidades para formarem-se e depois darem o seu contributo na terra Natal.

Na sua passagem para Portugal, José dos Reis, que regressou na noite desta terça-feira a Cabo Verde, teve a oportunidade de estar presente na apresentação do livro do escritor e poeta cabo-verdiano, natural do Tarrafal, José Luiz Tavares, “E ka Lobu ki Fase – tratadu di grandeza i mizéria di pátria kabuverdi”, que aconteceu no dia 03 de Junho, em Lisboa.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos