Portugal: Artistas plásticos cabo-verdianos participam em exposição para ajudar Associação Amigas do Peito

Lisboa, 04 Out (Inforpress) – Os artistas plásticos cabo-verdianos Manuel Figueira, Tchalé Figueira e Francisco Vidal juntaram-se aos 17 colegas da CPLP numa exposição, em Lisboa, intitulada “A arte faz bem à saúde”, para ajudar a Associação Amigas do Peito.

A exposição, hoje inaugurada na galeria do Hospital de Santa Maria, tem um conjunto de obras de 20 artistas e é uma edição do Centro Português de Serigrafia (CPS), a convite da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em parceria com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

O núcleo de Cabo Verde com trabalhos de Manuel Figueira, Tchalé Figueira e Francisco Vidal está em “diálogo” com outros autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Roberto Chichorro (Moçambique), Mónica de Miranda e Januário Jano (Angola) e Patrícia Magano (Brasil).

A Associação Amigas do Peito, que existe desde 2008, é uma instituição de solidariedade social que informa, esclarece e ajuda a humanizar o cancro da mama, e terá 20 por cento (%) das vendas e as jóias de inscrição dos novos sócios CPS.

Emília Vieira, sócia fundadora e presidente da direcção da Associação Amigas do Peito, disse que é preciso angariar fundos, sendo que uma das maneiras é criar exposições e ter contrapartida de reverter algum valor da venda para a instituição que dirige.

“Nós precisamos de várias coisas, gostaríamos de ajudar mais mulheres e também participar, juntamente com a Liga Portuguesa contra o Cancro, fazer rastreios de mais mulheres em Portugal e, para isso, estamos a ver se conseguimos arranjar fundo para um carro apetrechado para rastreio”, indicou.

Por outro lado, a médica Emília Vieira lembrou que a associação tem uma casa de acolhimento, em Lisboa, que recebe pessoas que vêm de outras regiões de Portugal os dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que não têm onde ficar enquanto estão a fazer o tratamento do cancro da mama.

Emília Vieira frisou que todos os anos a Associação Amigas do Peito dá assistência a uma média de 400 doentes, sendo que metade cerca de metade é Cabo Verde.

A organização indicou que as obras em exposição, com uma predominância de artistas mulheres, “testemunham o ecletismo editorial” do CPS, entre as quais Ana Pérez-Quiroga, Sofia Areal, Helena Justino, Mena Brito, Cristina Ataíde, Graça Coutinho, Joana Consiglieri, mas também Francisco Vidal, Chicorro e Cruzeiro Seixas.

A inauguração da exposição “A arte faz bem à saúde” que aconteceu às 17:00 e vai ficar patente ao público até dia 12 de Novembro, teve a presença do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

Este mês é dedicado ao cancro da mama, denominado “Outubro Rosa”, uma campanha de consciencialização que tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama e mais recentemente sobre o cancro de colo do útero.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos