Portugal: ACV participa nas Jornadas Internacionais de Etnografia de Leiria para falar do “pano de terra”

Lisboa, 12 Nov (Inforpress) – A Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACV) participa hoje na segunda edição das Jornadas Internacionais de Etnografia de Leiria (JIEL) que reúne especialistas de oito países e cerca de 150 participantes, para falar do “pano de terra”.

A informação foi confirmada à Inforpress pela presidente da direcção da ACV, Filomena Vicente, que é quem vai representar a associação no encontro que, para além de Cabo Verde, terá convidados especialistas oriundos da Alemanha, da Bolívia, do Brasil, de Espanha, do México, da Suíça e de Portugal (incluindo Açores).

Os trabalhos estão organizados em quatro painéis, sendo “Etnografia na Cerâmica e na Olaria”, “Saber-fazer da Tradição ao Contemporâneo”, “Da Música Tradicional ao mundo criativo” e “A importância do Associativismo na Etnografia”.

Filomena Vicente vai intervir no painel dois “Saber-fazer da tradição ao contemporâneo” com o tema “Panu di Terra”, um quadro que terá também participações de especialistas do Brasil que vão falar sobre “Elementos etnográficos na arte contemporânea”, “Rendas de bilro como património imaterial: A viagem do saber-fazer pelo Mundo” e “Património e Memória: o saber-fazer das mulheres criveiras em Santa Catarina, Brasil”.

Segundo a organização, as JIEL pretendem “continuar a aprofundar o estudo amplo da etnografia, apresentando fontes de conhecimento de diferentes áreas e valências, oriundas de diversos lugares do mundo, tendo como base a pesquisa e investigação dos historiadores, antropólogos e investigadores, que aprofundam o seu trabalho, incluindo o estudo no terreno, com o intuito de valorizarem, através da pesquisa e registo, as tradições, tendências e capacidades dos povos”.

As Jornadas Internacionais de Etnografia de Leiria são organizadas pelo município de Leiria e o Agromuseu Municipal Dona Julinha e decorrem durante todo o dia de hoje em Monte Real, Leiria.

As primeiras Jornadas Internacionais de Etnografia de Leiria aconteceram no dia 20 de Novembro de 2021, no Auditório do Museu Etnográfico do Freixial, no Arrabal, com participação de especialistas do Brasil, Chile, Grécia, México e Portugal.

DR/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos