Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Zona Sul: Produtores de queijo procuram parceiros para melhorar condições de produção

Porto Novo, 16 Out (Inforpress) – Os produtores de queijo da zona Sul do Porto Novo, em Santo Antão, têm como meta melhorar as condições de fabrico do produto, estando à procura de parceiros para instalar uma unidade de produção nesta localidade. 

O porta-voz dos produtores, Irineu da Luz, disse que, apesar da qualidade do queijo que se produz na zona Sul, os 30 produtores locais não dispõem de “condições ideais” para o exercício desta actividade, pelo que “seria bom” poderem dispor de uma unidade de produção ou de “casas de queijo”.

Irineu da Luz já pediu o “apoio” da empresa Aquasun Energia e Água, que já anunciou a realização, a partir deste ano, de um projecto agro-industrial no concelho do Porto Novo, que tem como uma das componentes a promoção da pecuária, incidindo, concretamente, na produção de pasto e melhoria das condições de produção e certificação do queijo.

Os produtores de queijo da zona Sul do Porto Novo querem, assim, melhorar as condições de fabrico do queijo nesta localidade, à semelhança da zona Norte, onde há “casas de queijo” e uma unidade de produção.

Enquanto isso, a Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo antevêem “um ano difícil” a nível de produção de queijo, por causa da seca que volta a ameaçar a actividade pecuária neste concelho, onde ainda não choveu.

O representante da Associação dos Criadores de Gado, Romeu Rodrigues, admitiu que “este ano, a produção do queijo vai ser fraca”, tendo em conta a situação de seca por que passa o município do Porto Novo, com impacto negativo no sector pecuário.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos