Porto Novo: Vida difícil para os agricultores em Chã Norte a braços de novo com crise de água

 

Porto Novo, 14 Ago (Inforpress) – Os 50 agricultores de Chã de Norte, interior do Porto Novo, estão novamente a abraços com a penúria de água para rega, situação provocada, desta vez, por problemas no sistema fotovoltaico do furo dessa localidade.

Segundo o representante dos agricultores, Ivanildo Dias, o sistema fotovoltaico, instalado nesse furo em 2015, só consegue produzir energia que permite a bombagem, diariamente, de apenas 30 metros cúbicos de água, quantidade “muito irrisória” para as necessidades dos agricultores.

Em meados de Julho, os agricultores de Chã de Norte enfrentaram problema de água derivado de uma avaria no sistema de bombagem do furo dessa localidade, tendo o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) optado pela instalação de uma bomba maior potência, com capacidade de produção de 14 metros cúbicos de água/hora.

Antes disso, o sistema de bombagem produzia cerca de 100 metros cúbicos de água por dia, volume que já se revelava insuficiente para as necessidades dos agricultores.

Ivanildo Dias disse à Inforpress que o MAA já se comprometeu a apoiar os agricultores na resolução de mais esse problema, que espera-se fique resolvido “o quanto antes possível”, para se poder manter a actividade agrícola em Chã Norte.

Também, em Chã de Mato/Ponte Sul, os agricultores dizem estar a enfrentar o mesmo problema com o sistema fotovoltaico, instalado, recentemente, no quadro do projecto sobre mudanças climáticas.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos