Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Vazamento de esgotos tira o sono aos porto-novenses que clamam pela resolução do problema

Porto Novo, 25 Mar (Inforpress) – A situação da rede de esgotos na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, marcada pelo vazamento de águas sujas em alguns pontos desta urbe, volta a inquietar os moradores, que clamam pela resolução do problema.

A rede de esgotos, saturada há 20 anos, apenas consegue cobrir 20 por cento (%) da cidade do Porto Novo, urbe com dez mil pessoas, onde acontecem, frequentemente, vazamentos de esgotos nas ruas e no mar, facto que tem tirado o sossego às pessoas.

A situação, já “preocupante”, torna-se mais difícil na época mais quente, em acontecem vazamentos constantes, segundo os munícipes, que têm vindo a pedir o fim desta situação.

O munícipe Adilson Gomes considera que a situação é preocupante, já que coloca em risco a saúde das pessoas, sobretudo nos bairros mais afectados, como é o caso de Lombo Branco e Armazém.

As autoridades municipais acreditam que o “caos” em que se encontram os esgotos no Porto Novo está com os dias contados no quadro do projecto de água e saneamento de Santo Antão, já na fase de implementação.

O projecto, lançado em Setembro do ano transacto, prevê, dentro de três anos, investimentos à volta de 12 milhões de dólares (quase um milhão e duzentos mil contos) nos três concelhos de Santo Antão, nos domínios de água e saneamento.

No caso do Porto Novo, o projecto, financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), contempla este município com 20 quilómetros de rede de esgotos, uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), duas estações de bombagem e 200 fossas sépticas.

Santo Antão vai dispor ainda de dois camiões limpa fossas, sendo que o concurso para a aquisição destes equipamentos já foi lançado para resolver “a situação emergencial do saneamento” nesta ilha, com maior incidência no município do Porto Novo.

JM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos