Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Um caso de suicídio a marcar o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

Porto Novo, 10 Set (Inforpress) – Porto Novo regista mais um caso de suicídio, envolvendo um profissional de saúde, que aconteceu quinta-feira, 09, nas vésperas do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que se assinala hoje, sob o lema “Criando esperança através da acção”.

Este caso envolve um agente sanitário, que prestava, há 17 anos, serviços às estruturas de saúde no concelho do Porto Novo, onde se tem registado, nos últimos anos, vários casos de suicídio, envolvendo, sobretudo, jovens.

Hoje comemora-se, entretanto, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, cujo lema “Criando esperança através da acção” reflecte a necessidade de uma “acção colectiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública”, conclui a Região Sanitária de Santo Antão.

Em nota emitida a propósito desta data, a Região Sabotara de Santo Antão exorta a “todos”, familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos, “a tomarem medidas para prevenir o suicídio, nesta região”

Conforme a mesma fonte, o estigma social e a falta de consciência continuam a ser as principais barreiras para a procura de ajuda, destacando a necessidade de formação em saúde mental e de realização de “campanhas anti-estigma”.

A Região Sanitária de Santo Antão reconhece que os factores de risco, associados ao suicídio, como perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais e de uso de substâncias, além de barreiras ao acesso a cuidados de saúde, aumentaram “ainda mais”, não só nesta ilha, como em todo o mundo, com a pandemia do novo coronavírus.

No entanto, as autoridades de saúde acreditam que o suicídio pode ser evitado, sendo que as principais medidas de prevenção ao suicídio incluem a restrição do acesso a meios para o suicídio (armas de fogo e outros), políticas de saúde mental, a redução do álcool e a cobertura responsável da media sobre o suicídio.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, comemorado anualmente a 10 de Setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A efeméride representa “um compromisso global” para chamar atenção para prevenção do suicídio.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos