Porto Novo: “Temos um período de seca jamais visto em Santo Antão” – presidente da câmara

Porto Novo, 06 Nov (Inforpress) – O município do Porto Novo e a ilha de Santo Antão enfrentam “um período extremamente difícil” marcada por cinco anos de seca consecutivos, sendo este de 2021 “o pior de todos”, avisou hoje o presidente da câmara.

Trata-se, segundo Aníbal Fonseca, de um período de seca “jamais visto” no seu concelho e em toda a ilha, sendo 2021 “o pior ano de todos”, alertou o autarca, para quem se está perante “um contexto extremamente difícil” para a região.

No caso do Porto Novo, o município mais árido de Santo Antão,  a câmara municipal tem em preparação um plano de mitigação dos efeitos da seca, que terá como foco o salvamento do efectivo pecuário, a ser submetido “em breve” ao Governo para financiamento.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo declarou, esta semana, que a seca que assola a ilha de Santo Antão nos últimos anos está a ter “impacto marcante” no município do Porto Novo, por causa da sua aridez.

Além de dificuldades na aquisição de ração, os criadores de gado têm estado a enfrentar ainda o problema no transporte de água, razão pela qual  defendem a necessidade de se dotar este município de mais uma viatura autotanque, já que a única existente não tem conseguido atender à demanda.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos