Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo tem mais um produtor de queijo curado que já está no mercado

Porto Novo, 13 Jun (Inforpress) – Porto Novo, município da ilha de Santo Antão muito referenciado pela qualidade do queijo que produz, dispõe de mais um produtor do queijo curado, que já está a produzir para o mercado.

Trata-se da recém-constituída quinta de São João Baptista, em Lajedos, uma empresa privada, que está a produzir queijo curado de leite de vaca, passando este concelho a dispor de dois produtores deste tipo de queijo “muito apreciado” no mercado nacional.

A quinta de São João Baptista, pertencente aos empresários João Santos e Pedro Santos, naturais do Porto Novo, produz ainda queijo fresco e charcutarias, actuando ainda na criação de animais e prática da agricultura sustentável.

A outra unidade de produção do queijo curado fica no Planalto Norte, uma zona onde se produz, também, o queijo fresco produzido artesanalmente, considerado “património mundial do gosto” pela Fundação Slow Food (Itália)  

Essa unidade, segundo o proprietário António Lima, produz queijo curado desde 2017 e garante que o produto tem estado a conquistar o mercado nacional.

A certificação tanto do queijo fresco como do curado constitui, segundo este produtor, “o próximo passo” com vista à valorização deste produto e, consequente, exportação.

Porto Novo tem um dos maiores efectivos pecuários do arquipélago, formado por mais de 23 mil cabeças de gado, na sua grande maioria caprinos, distribuídos por mais de 500 criadores.

JM/AA

Inforpress/Fim   

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos