Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Tarrafal Monte Trigo: Actividade pesqueira paralisada devido às condições do mar – pescadores

Porto Novo, 26 Dez (Inforpress) – A actividade pesqueira nas comunidades de Monte Trigo e Tarrafal, Porto Novo, Santo Antão, tem estado “praticamente” paralisada nos últimos dois meses devido às condições do mar, informaram hoje o representante dos pescadores.

Em Monte Trigo, conforme a presidente da associação Agripesca, Maria Miranda, desde os finais de Outubro, os pescadores locais têm enfrentado muitas dificuldades para se fazer ao mar devido ao “mar alto”, estando a classe a passar por “várias privações”.

No Tarrafal, conforme o presidente da associação de pescadores, Isaías Pires, a actividade pesqueira tem estado “praticamente paralisada” já que as condições do tempo não têm facilitado a vida dos “homens do mar”.

Este responsável voltou a alertar para a situação da pesca nesta comunidade piscatória, que, a seu ver, clama por investimentos, sobretudo a nível de conservação do pescado.

Os operadores de pesca locais têm estado a reclamar a instalação de uma unidade de produção de gelo com capacidade para uma tonelada.

Em 2022, a autarquia prevê investir quase 20 mil contos no “empoderamento do sector”, na operacionalização do mercado de peixe e na construção de abrigos de suporte à actividade pesqueira no concelho.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos