Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Pescadores “desalentados” com demora na concretização de investimentos prometidos

Porto Novo, 07 Jun (Inforpress) – Os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje o seu “desalento” face à “demora” na concretização dos investimentos prometidos pela edilidade porto-novense e pelo Governo.

O representante dos pescadores, Isaías Pires, disse que “ainda não há quaisquer sinais do Governo, nem da Câmara Municipal do Porto Novo” quanto à realização dos investimentos que, nos últimos anos, têm vindo a ser anunciados para Tarrafal de Monte Trigo.

“A pesca no Tarrafal de Monte Trigo está cada vez pior. Até agora, nenhum sinal dos investimentos prometidos aos pescadores, que estão desalentados”, notou Isaías Pires, para quem uma das suas principais preocupações prende-se com a conservação do pescado, cujas condições têm-se degradado dia após dia.

Este pescador avançou que a unidade de produção de gelo, “praticamente, já não funciona”, o que tem criado “muitas dificuldades” em termos de conservação do pescado à classe, que tem sido obrigada a adquirir esta matéria-prima em outras comunidades piscatórias ou em São Vicente.

A Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo tinha, recentemente, exortado a edilidade porto-novense a abreviar a realização dos investimentos anunciados para essa zona nos princípios deste ano, com destaque para a ampliação da unidade de fabrico de gelo.

Do plano de investimentos da autarquia para as pescas em 2021, à  volta de 24 mil contos, se destaca ainda, além da ampliação da unidade de produção de gelo do Tarrafal de Monte, a construção do mercado de peixe na cidade do Porto Novo, já em fase adiantada de construção.

JM/ZS

Inforpress/Fim   

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos