Porto Novo: Situação de emergência hídrica por que passa município pode comprometer projectos agrícolas

Porto Novo, 02 Jun (Inforpress) – Porto Novo, em Santo Antão, enfrenta, actualmente, uma situação de emergência hídrica, decorrente dos três anos consecutivos de seca severa, que pode comprometer alguns projectos agrícolas neste município, um dos mais áridos do arquipélago.

É o caso do projecto “Jovens agricultores” em Casa de Meio, no interior do concelho, que está em fase adiantada de implementação, mas cujo sucesso, segundo os promotores, dependerá da disponibilidade de, “no mínimo”, de 75 metros cúbicos de água/dia, para a irrigação de sete hectares de terrenos.

Lançado em 2018, este projecto, co-financiado pela cooperação portuguesa, em 30 mil contos, e tem como parceiros o Governo, a câmara do Porto Novo e o GEF (Global Environment Facility), “está a andar bem”, mas a problemática de água está a preocupar os promotores desta iniciativa, que contempla 30 jovens agricultores.

O edil do Porto Novo, Anibal Fonseca, admite que “a questão crítica” que se coloca ao projecto tem que ver, de facto, com a disponibilidade de água, por causa da situação de emergência hídrica por que passa este concelho, mas assegura que se está “a fazer tudo” para que este projecto seja “bem sucedido”.

Os 75 metros cúbicos de água que serão necessários para viabilizar o projecto em causa podem, entretanto, ser garantidos através dos furos situados nos arredores da cidade do Porto Novo, mas também de um furo em Casa de Meio.

“Precisamos, no mínimo, de 75 metros cúbicos de água/dia e essa disponibilidade estará garantida”, notou este autarca, tranquilizando os jovens agricultores em Casa de Meio, que estão, desde 2018, a preparar as parcelas.

O projecto “Jovens agricultores em Casa de Meio”, com duração de dois anos, além de preparação de sete hectares de terrenos, doados pelo Estado, para a prática agrícola, consiste ainda na construção de um centro agro-alimentar em Casa de Meio, cujas obras estão em fase adiantada.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos