Porto Novo, 31Ago (Inforpress) – Uma sessão solene da Assembleia Municipal, um concerto musical com Solange Cesarovna e abertura do centro comercial são algumas actividades que marcam as comemorações do Dia do Município do Porto Novo, que se assinala a 02 de Setembro.
As comemorações da efeméride, que assinala ainda os 55 anos de criação do concelho do Porto Novo, arrancaram, esta quinta-feira, com uma exposição de pintura, do artista plástico Nelson Lobo, e apresentação da obra “O Albergue Espanhol”, de Jorge Carlos Fonseca.
Do programa comemorativo de 02 de Setembro no Porto Novo, se destacam ainda a inauguração do centro multiuso do Planalto Norte, algumas habitações reabilitadas e do gabinete do ICIEG.
A partir de 1992, por deliberação da Assembleia Municipal, o Dia do Município do Porto Novo passou a ser comemorado a 02 de Setembro.
Até à data, o Dia do Município era assinalado a 24 de Junho, dia do santo padroeiro do concelho, São João Baptista.
Porto Novo foi elevado à categoria de concelho, precisamente, a 02 de Setembro de 1962, através do Diploma Legislativo Ministerial número 07, assinado pelo então ministro do Ultramar, Adriano Moreira.
O diploma em causa extinguia o então posto administrativo do Porto Novo (criado em 1942), que fazia parte do município do Paul e criava o concelho da terceira classe do Porto Novo, o terceiro e maior de Santo Antão, que ocupa dois terços desta ilha.
JM/JMV
Inforpress/Fim