Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: São João pode ser uma oferta turística de referência global – vice-primeiro-ministro

Porto Novo, 20 Jun (Inforpress) – São João no Porto Novo, em Santo Antão, representa “uma festa majestosa” que precisa ser valorizada “de forma a ser cada vez mais uma oferta de referência global” a nível turístico.

Que o diz é do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que esteve nos últimos dias no Porto Novo, onde pôde “sentir a vitalidade das festas do São João e o movimento que esta manifestação cultural traz a Santo Antão, considerando que estas festas constituem “uma grande oportunidade” de se promover o turismo, sobretudo de cariz familiar, nesta ilha.

“As visitas a familiares e amigos, bem como as viagens de motivação religiosa representam cerca de 27% do turismo mundial. Temos aqui uma grande oportunidade. Teremos é que fazer uma séria aposta na qualidade”, notou o vice-primeiro-ministro, agradado com o facto de a taxa de ocupação estar, nesta altura, a 100%, no Porto Novo.

Para este governante, a festa de São João é, “realmente, de todos”. Crianças, jovens e menos jovens contribuem, cada um à sua maneira, para manter viva esta grande manifestação cultural do nosso país”, avançou.

Olavo Correia, através das redes sociais, referiu-se ainda ao facto de o Governo fazer constar da sua “agenda prioritária” o investimento na cultura cabo-verdiana, alicerçado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável -PEDS 2017/2021.

Desafios de salvaguarda das festas de São João como património imaterial nacional é tema de uma conferência que tem lugar, esta quarta-feira, no Porto Novo, numa iniciativa da Câmara Municipal do Porto Novo e do Ministério da Cultura e Industrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC).

Este evento assinala o arranque do programa cultural das festas de São João no Porto Novo, marcado ainda pela homenagem às coladeiras desta manifestação, por parte da edilidade porto-novense.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos