Porto Novo/São João: Antigo estádio municipal começa a ser preparado para receber os bailes dos dias 22 e 23 de Junho

Porto Novo, 09 Jun (Inforpress) – O antigo estádio municipal Amílcar Cabral, Porto Novo, Santo Antão, começa a ser preparado para receber, dois anos depois, os tradicionais bailes de São João, um dos momentos altos das festividades do santo padroeiro.

A Câmara Municipal do Porto Novo confirmou o facto de o antigo estádio municipal estar já a ser preparado para receber a actuação dos diferentes grupos e artistas a 22 e 23 de Junho, muito aguardada pelos porto-novenses, cujos nomes devem ser anunciados proximamente.

Este ano, os bailes vão estar a cargo dos promotores de espetáculos do município, conforme ainda a câmara.

As festas de São João no Porto Novo foram abertas oficialmente a 01 de Junho com a alvorada de tamboreiros.

O programa das festividades do dia do santo padroeiro, que se celebra a 24 de Junho, tem duração de um quase um mês e destaca, entre outros eventos, uma oficina de construção de navios de São João, um workshop sobre toca tambor, o regaste do ritual “cola fjid” e a apresentação de três obras literárias.

Um debate sobre a importância destas festas, declaradas em 2017 património cultural imaterial nacional, a feira-agropecuária, o encontro dos emigrantes em férias, o desfile dos grupos de São João e a edição 2022 do “rozer Son Jon party” são outros acontecimentos que marcam o 24 de Junho no Porto Novo.

Estão programados ainda uma exposição de pintura, os tradicionais bailes populares e a retoma da peregrinação com a imagem do santo padroeiro no percurso Ribeira das Patas – cidade do Porto Novo, que junta milhares de fiéis.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos