Porto Novo/São João: Alvorada dos tamboreiros marca retomada das festividades do santo padroeiro

Porto Novo, 25 Mai (Inforpress) – A alvorada dos tamboreiros, no primeiro dia do mês de Junho, assinala a retoma das festividades de São João no Porto Novo, em Santo Antão, que vão ser marcadas pela realização de vários eventos culturais.

O programa hoje divulgado destaca ainda a realização de uma oficina de construção de navios de São João, um workshop sobre toca tambor, o resgate do ritual “cola Fjid”, a apresentação de três obras literárias e o debate sobre a importância de 24 de Junho, dia do santo padroeiro.

O programa das festividades de São João, que inclui ainda a vertente desportiva e religiosa, destaca ainda a retoma da feira-agropecuária de Santo Antão, o encontro dos emigrantes em férias, os espetáculos musicais no espaço da aldeia cultural, o desfile dos grupos de são João e a edição 2022 do “zoser sonjon party”.

Assinala-se ainda uma exposição de pintura e o tradicional baile popular no antigo estádio Amílcar Cabral e retoma da peregrinação dos fiéis com a imagem do santo padroeiro no percurso Ribeira das Patas – cidade do Porto Novo.

A Câmara Municipal do Porto Novo garante que “está tudo preparado” para a retoma “de uma das maiores manifestações culturais e religiosas” de Cabo Verde e o “maior atrativo turístico” deste concelho, capaz “de mobilizar os santantonenses, cidadãos de outras ilhas e da diáspora, dinamizando assim a economia local”.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos