Porto Novo: Rota de São João pronta antes da peregrinação dos fieis em finais de Junho

Porto Novo, 29 Mai (Inforpress) – A rota de São João, no Porto Novo, Santo Antão, que está a ser requalificada há quase um mês, fica pronta antes da peregrinação dos fieis com a imagem do santo padroeiro, que acontece a 23 de Junho.

As obras, financiadas pelo Fundo do Turismo, em quase quatro mil contos, já estão numa fase muito avançada, pelo que a edilidade disse esperar concluir a rota, ainda antes da romaria, que envolve “milhares” de pessoas, no percurso Ribeira das Patas/cidade do Porto Novo.

A requalificação da rota de São João, que consiste na criação de espaços de acolhimento dos fieis nos principais pontos da peregrinação (Ponte Sul, Casa de Meio e Água Doce), faz parte de um pacote de projectos de promoção turística do Porto Novo, de mais de 30 mil contos, previsto ao longo deste ano, pela autarquia.

Na rota de São João vão ser ainda colocados conteúdos e elementos dessas festas, que se celebram ao longo do mês de Junho, a “maior identidade cultural” do Porto Novo, elevada, em 2017, à condição de património cultural imaterial nacional e considerado “um dos principais atractivos turísticos” deste município.

Além da rota da peregrinação de São João, os portonovenses desejam, também, a construção do museu das romarias, cujas obras estão suspensas, há vários anos, por falta de financiamento.

A Câmara Municipal do Porto Novo tem previsto, ainda para 2019, a requalificação da ribeira da antiga capela, na cidade do Porto Novo, sítio onde se celebra, a 24 de Junho, a missa solene em honra ao santo padroeiro e que a Igreja Católica pretende transformar no santuário de São João.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos