Porto Novo, 05 Jan (Inforpress) – Os agricultores em Ribeira Fria, no concelho do Porto Novo, esperam “dentro de pouco tempo” voltar a colocar os seus produtos no mercado, depois da crise que se abateu, durante alguns meses, sobre o sector agrícola local.
A previsão é da presidente da Associação de Desenvolvimento da Ribeira Fria, Joana Silva, que informou que, depois da reposição, em Novembro, do fornecimento de água aos agricultores, a actividade agrícola foi relançada nessa zona, que é considerado um dos principais vales agrícolas em Santo Antão.
Joana Silva disse que “agora a agricultura está indo muito bem” em Ribeira Fria, razão pela qual acredita que “dentro de pouco tempo” os agricultores já estarão a colocar, novamente, os seus produtos no mercado.
A actividade agrícola em Ribeira Fria esteve paralisada durante vários meses (Julho a Novembro) na sequência de uma avaria no sistema de bombagem do furo que fornece água para rega, fazendo cair “drasticamente” a agricultura, nesse vale.
Os prejuízos registados, segundo os agricultores, rondam os cinco mil contos.
Ribeira Fria é um vale muito conhecido por ser um dos maiores produtores do tomate na ilha de Santo Antão, apesar da acção da praga de traça do tomateiro, que já chegou a outras zonas agrícolas no Porto Novo, como Ribeira dos Bodes e Casa de Meio.
JM/ZS
Inforpress/Fim