Porto Novo/Ribeira dos Bodes: Agricultores perspectivam “boa produção” com redução do custo de água

Porto Novo, 21 Jan (Inforpress) – Os agricultores na zona de Poio, em Ribeira dos Bodes, no município do Porto Novo, esperam, nos primeiros meses  de 2019, colher “boa produção” com a redução do custo de água para a irrigação na localidade.

O furo de  Poio da Ribeira dos Bodes foi equipado, em Setembro, com um sistema foto voltaico, que fez com que os custos de produção tivessem reduzido, com reflexos no próprio preço de água para rega que, segundo os agricultores, também baixou.

O representante dos agricultores, Jailson Monteiro, disse à Inforpress que se perspectiva, por isso, “boa produção” de batata comum, cenoura e tomate, facto para o qual contribui a redução do custo de água, na sequência do equipamento, há quase cinco meses, do furo local com painéis solares.

O furo de Poio, que beneficia 20 famílias, foi equipado no quadro do programa de promoção das actividades socioeconómicas rurais (Poser), implementado pelo Ministro da Agricultura e Ambiente (MAA), com o financiamento do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Ribeira dos Bodes dispõe ainda de mais dois furos equipados, em 2015, com sistemas foto voltaicos, que beneficiam perto de duas dezenas de agricultores.

Através do Poser, outros furos no concelho do Porto Novo foram, ou estão sendo, equipados com painéis solares, para o “alivio” dos agricultores, já que os custos de produção diminuem e, consequentemente, o preço final de água, para a irrigação.

Isso, segundo os lavadores, tem contribuído para o aumento da área irrigada e da própria produção.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos