Porto Novo/Ribeira das Patas: Projecto da bacia hidrográfica deve começar até Julho de 2023

Porto Novo, 05 Mai (Inforpress) – O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, Porto Novo, Santo Antão, deve começar até Julho de 2023, com a implementação das “primeiras obras”, que devem priorizar a mobilização de água e correção torrencial.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Almeida, disse ter a garantia dos financiadores de que até Julho, o mais tardar, o projecto estará a começar, com a implementação das primeiras intervenções.

Este responsável tranquiliza assim os agricultores locais que, insistentemente, têm vindo a pedir o ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, onde, no seu entender, a agricultura tem estado em declínio devido à ausência de investimentos no sector.

Este projecto vai ser implementado no âmbito de um pacote a cargo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura(FAO), co-financiado pelo GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), do qual faz parte ainda a bacia da Garça, na Ribeira Grande.

Ainda no Porto Novo, a bacia hidrográfica de Jorge Luís/Ribeira da Cruz vai ser também alvo de investimentos no âmbito de um pacote financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A mobilização de água e correção torrencial são as intervenções que devem ser priorizadas no quadro dos projectos de reordenamento das três bacias em Santo Antão, segundo os respectivos estudos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos