Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Ribeira das Patas: Grupo de mulheres em Lagoa com dificuldades para avançar com projecto de transformação de produtos

Porto Novo, 11 Jun (Inforpress) – Um grupo de mulheres em Lagoa da Ribeira das Patas, no interior do Porto Novo, Santo Antão, está a enfrentar dificuldades para avançar com um projecto de transformação de produtos agrícolas e secagem de frutas nessa localidade.

Margarida Cruz, representante das mulheres, explicou que o grupo já dispõe de equipamentos, mas precisa de um espaço para a instalação dessa unidade que, além de produção de sumos, tem capacidade para proceder à secagem de frutos diversos para o mercado nacional.

Porém, o edil do Porto Novo, Anibal Fonseca, já se comprometeu a apoiar esse grupo de mulheres a encontrar um espaço para a instalação dessa unidade de transformação, admitindo que a sua edilidade dispõe de “alguma verba” que será canalizada, nos próximos tempos” a essas mulheres apostadas na criação do auto-emprego.

“A câmara tem alguma verba e, nos próximos tempos, é possível fazer alguma coisa em prol dessas mulheres”, avançou o autarca, que defende ainda para Lagoa da Ribeira das Patas a execução de um furo para apoiar 50 famílias dessa localidade a nível da agricultura.

Em Ribeira das Patas, também, funciona, desde 2015, um outro projecto ligado à transformação de frutas em sumos, produção de frutas secas e mato de chã, que, a partir deste ano, começou a produzir, também, biscoitos, licores, doces e néctares.

Essa unidade, que tem contado, também, com o apoio da organização não-governamental Atelier Mar (São Vicente), está a apostar, igualmente, na transformação e comercialização do café do Paul.

Segundo Maria de Fátima, responsável deste centro, que beneficia 14 pessoas (12 mulheres e dois homens), o café é adquirido, torrado e moído e, depois de empacotado, é colocado no mercado.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos