Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Ribeira da Cruz: Este ano tem sido marcada pela excelente produção agrícola, associação da classe

Porto Novo, 09 Jul (Inforpress) – A produção agrícola, este ano, no vale da Ribeira da Cruz, Porto Novo, Santo Antão, tem sido “excelente”, mas a falta de mercado tem sido “um dos principais constrangimentos” para os agricultores, informou a associação de classe. 

A Associação dos Agricultores da Ribeira da Cruz, através do seu representante, Edivaldo Neves, explica que o mercado para os produtos agrícolas dessa localidade, mas também do resto do concelho do Porto Novo, está circunscrito às ilhas de Santo Antão e São Vicente. 

Este mercado é “muito irrisório” para a quantidade de produtos que são cultivados, tanto na Ribeira da Cruz como em todo o concelho do Porto Novo, segundo esta associação, que se regozijou com a chegada no navio Dona Tututa, que poderá, a seu ver, permitir aos produtores agrícolas desta zona e da restante deste municiono, almejar os mercados turísticos das ilhas do Sal e Boa Vista. 

“As nossas expectativas em relação à vinda do novo barco é das melhores. Pode trazer regularidade no transporte marítimo para esses mercados”, sublinhou Edivaldo Neves. 

Ribeira da Cruz e os vales agrícolas circunvizinhos, como Martiene, Chã de Norte, Chã de Branquinho e Jorge Luis, possuem 300 agricultores que produzem, diariamente, uma média de 12 toneladas de excedentes, mas “grande parte” é vendida na própria ilha de Santo Antão “a um preço muito baixo” por falta de mercado, segundo a mesma fonte. 

Ribeira da Cruz, um dos principais vales agrícolas do Porto Novo, onde também se produz cana de açúcar, é considerada “o maior produtor” de cenoura da ilha de Santo Antão, produzindo, também, mandioca, abóbora, batatas e tomate, apesar da praga dos mil pés. 

Já Martiene, onde, por acaso, não existem mil pés, é considerado o maior produtor de batata comum, com uma produção anual de um milhar de toneladas. 

JM/DR 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos