Porto Novo: Retoma do projecto de bombagem e adução de água no Planalto Norte acontece a 25 de Julho – MAA

Porto Novo, 13 Jul (Inforpress) – A retoma do projecto de bombagem e adução de água no Planalto Norte, Porto Novo, em Santo Antão, acontece a 25 deste mês de Julho, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e Ambiente, dono da obra.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que “está tudo pronto” para o reinício das obras, suspensas no mês de Março pelo empreiteiro, que reclamava 12 mil contos para os trabalhos a mais.

Joel Barros assegurou que, em termos de financiamento para as obras adicionais, as condições estão criadas e o empreiteiro tem “tudo pronto” para a retoma do projecto, tranquilizando, assim, os habitantes do Planalto Norte, que, insistentemente, tem exigido a retoma dos trabalhos, paralisados há quatro meses.

Para a conclusão do projecto, o Ministério da Agricultura e Ambiente mobilizou 12 mil contos junto do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Estão já concluídos os oito reservatórios previstos dentro do projecto, no âmbito do qual foram já instalados quatro dos sete parques solares para alimentação das estações de bombagem a partir da nascente de Escravoerinhos, que passará a disponibilizar cerca de 20 metros cúbicos/dia ao Planalto Norte.

As tubagens já chegaram a todas às comunidades abrangidas pelo projecto, quais sejam, Chã de Feijoal, Chã Dura, Morrinho de D´Égua, Chã de Queimado, Chã de Cruz, Água das Patas, Chã de Manuelinho, Aldeia do Norte e, Pascoal Alves.

Este projecto, estimado em 82 mil contos, permitirá, dentro de pouco tempo, resolver a situação de penúria de água para consumo humano e para o gado no Planalto Norte.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos