Porto Novo, 01 Ago (Inforpress) – O rendimento social de inclusão está a contribuir para “amenizar” a situação de “muitas famílias” que vivem em “extrema vulnerabilidade” no município do Porto Novo, em Santo Antão, acreditam os representantes das comunidades.
É o caso, por exemplo, da Ribeira dos Bodes, onde “muitas famílias”, que vivem em situação de desemprego, estariam a enfrentar “dificuldades extremas”, caso não fosse a atribuição, por parte do Governo, do rendimento social de inclusão, acredita o porta-voz da comunidade, Henrique da Luz.
O representante da população alerta para o facto de, pelo menos, 20 famílias dessa localidade estarem no desemprego “há bastante tempo”, mas que estariam em “situação de extrema pobreza” caso não fosse essa medida do Governo, que consiste na atribuição do apoio financeiro de 5.500 escudos mensais.
Praticamente, em todas as comunidades, os líderes locais têm enaltecido o facto De o rendimento social de inclusão estar a “mitigar” a pobreza, que ainda atinge “mais de metade” (51 por cento) da população porto-novense.
Dados avançados pela Câmara Municipal do Porto Novo mostram que 1.600 famílias já recebem o rendimento social de inclusão, podendo, no decorrer deste ano de 2021, ser contempladas mais 800 agregados familiares.
JM/DR
Inforpress/Fim