Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Rede de água clama por investimentos a curto prazo à volta de 60 mil contos

Porto Novo, 05 Mai (Inforpress) – A rede de distribuição de água à cidade do Porto Novo, em Santo Antão, com “graves deficiências”, clama por investimentos, sobretudo a nível recuperação, que podem rondar, numa primeira fase, cerca de 60 mil contos.

As perdas na rede, com uma média de 20 rombos/dia, chegam a 45 por cento (%), situação que está a preocupar a edilidade porto-novense, que admite que esta infra-estrutura, já obsoleta, apresenta “falhas graves” que têm estado a criar “sérias dificuldades” no abastecimento de água às zonas altas desta urbe.

A Cooperação Luxemburguesa, traves do Fundo Flexível, financiou um estudo sobre a situação da rede de água da cidade do Porto Novo, que aconselha a reparação e ampliação desta infra-estrutura, construída há 18 anos, por forma a reduzir as perdas e abarcar as zonas altas deste centro urbano.

Numa primeira fase, o estudo recomenda obras de recuperação da rede, estimadas em 60 mil contos (60% dos investimentos previstos), que vão ser realizadas no quadro do projecto de água e saneamento para Santo Anão, financiado pelo Badea (Banco Árabe para o Desenvolvimento em África), à volta de 12 milhões de dólares (mais de um milhão de contos).

Os municípios de Santo Antão têm garantia do Governo de que, graças ao acordo de empréstimo com o Badea, assinado em finais de Abril, esta ilha vai receber “projectos estruturantes” nos sectores de água e saneamento.

O empréstimo destina-se à extensão da rede de esgotos e construção de uma estação de tratamento de águas residuais no Porto Novo, bem assim à melhoria das redes de distribuição de água nos três concelhos de Santo Antão, projectos que devem arrancar a partir do segundo semestre deste ano.

JM/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos