Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo recebe mais de duas dezenas de estação de tratamento para melhorar qualidade de água

Porto Novo, 31 Dez (Inforpress) – As populações têm reclamado da “má qualidade de água” para consumo em várias comunidades, no Porto Novo, Santo Antão, situação que estará resolvida, dentro de pouco tempo, com a instalação de 21 estações de tratamento, neste município.

No quadro do projecto de água e saneamento para Santo Antão, já em fase de implementação, Porto Novo vai receber, já no próximo ano, 21 sistemas de tratamento de água, informou o vereador do pelouro de abastecimento de água desta edilidade, Irlando Ramos, que tranquiliza, assim, as populações.

As pessoas têm-se queixado, a título de exemplo, da utilização, em demasia, do cloro no tratamento de água para consumo, problema que esses equipamentos, vão, precisamente, resolver, segundo este responsável, a propósito das queixas dos utentes sobre a “má qualidade de água” consumida em algumas localidades, por alegada utilização demasiado do cloro.

Mesmo na cidade do Porto Novo, onde é consumida água dessalinizada produzida pela empresa Águas do Porto Novo (APN), os consumidores têm alertado para a cor branca que a água tem apresentado, o que, acreditam, pode estar relacionado com o “uso exagerado” do cloro.

A APN garante que a água consumida, que mantém certificado internacional HACCP (Análise dos riscos e controlo dos pontos críticos) mantém-se de “boa qualidade”.

Segundo o técnico da APN, Jailton Santos, a empresa tem primado pela qualidade da água que é consumida, há 13 anos, na cidade do Porto Novo, produzida de acordo com as normas estabelecidas pelas instâncias competentes.

A cor branca apresentada pela água tem a ver com a pressão na rede, ou seja, quando a água sai pela torneira apresenta, muitas vezes, a cor branca devido à pressão, explicou.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos