Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Reabilitação de escolas e transporte escolar preocupam a edilidade portonovense

Porto Novo, 18 Ago (Inforpress) – A reabilitação do parque escolar e a problemática do transporte escolar são algumas preocupações que caracterizam, nesta altura, o sector da educação no concelho do Porto Novo, Santo Antão, no entender da edilidade portonovense.

A câmara do Porto Novo aproveitou a visita, esta semana, do director-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Educação (ME), José Marques, ao concelho para, num encontro com este responsável, manifestar a sua inquietação quanto ao estado de várias escolas e alguns jardins infantis neste município, que precisam ser reabilitados.

Quanto ao transporte escolar, a edilidade portonovense, entidade que assegura esse serviço, tem estado a pedir ao Governo o aumento do montante anualmente disponibilizado ao município, à volta de quatro mil contos, dada, entre outras razões, a dispersão das localidades.

Muitas escolas em toda a Santo Antão estão “a cair aos pedaços”, a precisarem de obras de reabilitação, alertam, também, os responsáveis do ME, nesta ilha.

“As nossas escolas estão degradadas. Escolas que estão cair aos pedaços, a precisarem de obras de reabilitação”, alertou, recentemente, a delegada do ME no Porto Novo, Felismina Reis, que pediu ao Governo para “olhar” para Santo Antão, nesta matéria.

Quase duas dezenas de escolas nos três concelhos de Santo Antão estão a ser alvo de intervenções, que incidem, concretamente, na recuperação de casas de banho e cozinhas, no âmbito de um programa financiado pela cooperação luxemburguesa.

No município do Porto Novo, o programa contempla nove escolas na cidade, Jorge Luís, Ribeira das Patas e no Tarrafal de Monte Trigo.

Graças à parceria do Movimento Sviluppo e Pace (Itália), a escola básica de Chã de Norte está a ser alvo de obras.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos