Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Projecto sobre sistemas agro-florestais deixa esperançados os criadores de gado

Porto Novo, 04 Jun (Inforpress) – Os agricultores nas zonas altas do município do Porto Novo dizem-se “esperançados” no projecto sobre sistemas agro-florestais de Santo Antão, que, entre outras intervenções, incide na dinamização do cultivo de espécies forrageiras e produção de ração.

O projecto, que já está a ser implementado nos Planaltos Norte e Leste, onde os criadores enfrentam o problema de pasto para o gado, prevê a instalação de três campos experimentais e viveiros para a dinamização do cultivo de espécies forrageiras e produção de ração animal.

Os criadores de gado acreditam que, com este projecto, é possível obter resultados que atenuem a carência de pasto neste concelho que enfrenta, praticamente, todos os anos, falta de chuva, com impacto negativo na actividade pecuária. 

A associação dos criadores de gado deste município enaltece ainda o facto de o projecto permitir ainda a instalação de sistemas de captação de água do nevoeiro, construção de reservatórios para água da chuva e formações em agro-ecologia, além de apoiar a classe a nível de nutrição animal.

O projecto sobre sistemas agro-florestais de Santo Antão é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (Portugal) e vai ser implementado ao longo dos próximos 20 meses.

Tem como parceiros as associações comunitárias dos Planalto Norte e Leste e os jovens agricultores da zona periurbana do Porto Novo, além da edilidade porto-novense, do Ministério da Agricultura e Ambiente e da cooperativa em Montado do Freixo do Meio (Portugal).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos