Porto Novo, 12 Jan (Inforpress) – O projecto sobre a agro-ecologia nas áreas protegidas em Cabo Verde exorta os criadores no Porto Novo, Santo Antão, a apostarem na conservação de pasto, “um pilar fundamental” na resiliência das comunidades cuja sobrevivência depende da pecuária.
Graças a este projecto, Porto Novo já foi contemplado com um micro-projecto de construção de uma estrutura para a conservação de pasto, conhecida por “meda”, criada em Chã de Feijoal, no Planalto Norte, que pode, segundo a equipa do projecto, ser replicado em outras localidades.
O projecto sobre a agro-ecologia nas áreas protegidas em Cabo Verde informa, através de uma nota, que esta experiência dá segurança aos criadores nos períodos mais secos, em que o pasto natural torna-se escasso e os custos da ração no mercado são elevados.
“As ‘medas’ são criadas a partir de uma base de pedras em cima da qual são colocados fardos ou feixes de palha, que vão se encaixando para adquirir um formato de pirâmide, explica a nota.
O pasto pode ser conservado por muito tempo sem estragar, ao mesmo tempo que mantém grande parte dos seus nutrientes para os animais.
Esta prática surge numa altura em que abunda o pasto no concelho do Porto Novo.
JM/HF
Inforpress/Fim