Porto Novo, 15 Set (Inforpress) – O projecto “Planalto Norte – água e energia como bases para desenvolvimento sustentável” decorre a um “bom ritmo”, prevendo-se que até Outubro a localidade tenha luz eléctrica 24 horas/dia, com instalação, em fase avançada, de uma central foto voltaica.
O projecto é promovido pela câmara do Porto Novo e pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), que destaca “a fase avançada” em que se encontram os trabalhos, assegurando que a electrificação do Planalto Norte vai ser “uma realidade em 2018″.
“Os trabalhos de instalação da central foto voltaica estão a decorrer a bom ritmo. A electrificação rural em Planalto Norte torna-se uma realidade em 2018”, lê-se numa nota da ADPM, a que a Inforpress teve acesso.
O projecto de electrificação do Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, estimado em 25 mil contos, está a ser aguardado com “muita ansiedade” por parte das 170 famílias beneficiárias.
O projecto tem apoio da ECREE (Ecowas Centre for Renewable Energy & Energy Efficiency), uma agência ligada às energias renováveis da CEDEAO, Instituto Camões, direcção-geral da Energia e associações locais.
Na vertente abastecimento de água, o projecto “Planalto Norte – água e energia como bases para desenvolvimento sustentável” prevê levar, dentro de seis meses, água potável a essa zona, muito afectada pela seca.
JM/AA
Inforpress/Fim