Porto Novo: Projecto “No Crê Água” está a contribuir para a redução do desemprego no Planalto Norte, segundo os parceiros

Porto Novo, 19 Nov (Inforpress) – O projecto “No Crê Água”, que consiste na instalação de um sistema de bombagem e distribuição de água potável ao Planalto Norte do Porto Novo, está, nesta fase de execução, a contribuir para redução do desemprego, nesse planalto.

Esta é uma das constatações de uma delegação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um dos parceiros do projecto, que esteve, esta semana, de visita às obras, que contribuíram, até agora, para a criação de 40 empregos directos, sendo 75 por cento (%) de mão-de-obra local.

Para além de um encontro realizado com a Câmara Municipal do Porto Novo, a delegação do PNUD inteirou-se ainda do andamento deste projecto, co-financiado por vários parceiros, designadamente as Nações Unidas, Governo de Cabo Verde e a cooperação luxemburguesa, em cerca de 70 mil contos.

O projecto “No cré Água”, tem como propósito levar água potável ao Planalto Norte, mais precisamente às comunidades de Bolona, Chã de Feijoal, Chã Dura, Chã de Cruz, Morrinho de Égua, Água das Patas, Pascoal Alves e Chã de Manuelinho, a partir da nascente de Escravoerinhos (Martiene).

Para o efeito, estão a ser instalados sete sistemas de bombagem, que funcionarão mediante energia solar, estando o término das obras previsto para o primeiro trimestre de 2021, segundo a equipa do projecto.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos