Porto Novo, 13 Jan (Inforpress) – Alunos carenciados das escolas básicas do Porto Novo, em Santo Antão, têm sido contemplados com óculos, no âmbito do projecto “Mais Saúde Ocular” neste município, financiado pela cooperação portuguesa, através do Instituto Camões.
Este fim-de-semana, 17 alunos das escolas da cidade do Porto Novo, que já tinham passado pela fase de rastreio e consultas médicas, receberam as suas lentes.
O projecto “Mais Saúde Ocular” tem a parceira da delegação do Ministério da Educação do Porto Novo, dos serviços de oftalmologia do Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, e da Óptica Djibla (São Vicente).
O hospital Baptista de Sousa, através de uma equipa dos serviços de oftalmologia, tem estado a realizar rastreio e consultas de oftalmologia nas escolas do Porto Novo, no âmbito de uma parceria existente com a edilidade portonovense.
Várias instituições nacionais e estrangeiras têm estado, também, a colaborar com o município do Porto Novo na promoção da saúde nas escolas locais, destacando-se, entre elas, a Associação portuguesa Mundo a Sorrir, que tem vindo a actuar na promoção da saúde oral, com tratamento para as crianças mais vulneráveis.
Esta autarquia tem contado ainda com a parceria dos Médicos Dentistas Solidários de Portugal, associação que tem estado a contribuir para a melhoria das condições de saúde nas escolas do Porto Novo, com a realização de duas missões anuais a este município santantonense, para rastreio e tratamento dentário.
Dados avançados pela câmara do Porto Novo estimam que perto de seis mil crianças em todo o município foram atendidas, nos últimos anos, pelas diversas organizações não-governamentais ligadas à saúde oral.
Igualmente, Terapeutas Sem Fronteiras, uma outra organização não-governamental portuguesa, está a cooperar com o município do Porto Novo, actuando nas áreas da saúde e educação, acções viradas, especialmente, para as crianças com necessidades educativas especiais.
JM/ZS
Inforpress/Fim