Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Projecto jovens agricultores da Casa de Meio vai ser multiplicado em outras localidades

Porto Novo, 13 Jun (Inforpress) – O projecto “Jovens agricultores da Casa de Meio”, no Porto Novo, em Santo Antão, vai ser multiplicado em algumas zonas agrícolas deste concelho, como Ribeira Fria e Lajedos, informou o presidente da câmara, Aníbal Fonseca.

Este autarca explica que este tipo de projecto, que consiste na distribuição de parcelas aos jovens para a prática agrícola, resulta de uma aposta do Governo e da autarquia na dinamização da agricultura periurbana neste município, envolvendo os jovens que, por falta de oportunidades, têm procurado outras ilhas para viver.   

O propósito é reter esta camada social nas suas próprias localidades, levando-a a dinamizar uma actividade geradora de rendimentos.

Já na recta final está o projecto “Jovens agricultores da Casa de Meio”, que beneficia 30 agricultores que ainda este ano passam a cultivar as suas parcelas, uma experiência que, segundo a mesma fonte, vai ser multiplicada em outras zonas.

Tanto em Lajedos, como em Ribeira Fria, a ideia é ainda, além de distribuição de parcelas, apostar na prospecção de água subterrânea, como se verificou em Casa de Meio, explicou Aníbal Fonseca.

Outra aposta tem sido na agricultura urbana, que já contempla “dezenas” de famílias, algumas das quais chefiadas por jovens.

Já foram implementados três projectos ligados à agricultura urbana no Porto Novo, estando em perspectiva a implementação de um quarto projecto, de acordo com a autarquia.

JM/AA

Inforpress/Fim   

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos