Porto Novo, 12 Jan (Inforpress) – O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio, no Porto Novo (Santo Antão), lançado em Dezembro, anda a “um bom ritmo”, segundo a autarquia portonovense, um dos parceiros deste projecto co-financiado em 30 mil contos pela cooperação portuguesa.
O projecto, cuja implementação se prevê para dois anos, consiste na atribuição, por parte do Estado de Cabo Verde, de uma área de mais de sete hectares de terrenos a 30 jovens agricultores de Casa de Meio, que vão poder desenvolver uma actividade produtiva e criar o seu próprio emprego.
Nesta altura, os trabalhos têm incidido na despedrega das parcelas, avançou a câmara do Porto Novo.
A instalação de um centro de transformação agro-alimentar, o equipamento de um furo com painéis solares são algumas componentes deste projecto que, segundo o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, vai contribuir para a fixação dos jovens nessa localidade.
Na próxima semana, estará de visita a Porto Novo uma delegação chefiada pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, para se inteirar dos projectos desenvolvidos neste município, com o envolvimento da Cooperação Portuguesa.
Alem do projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio, que tem ainda a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente e da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), a delegação estará ainda ao Planalto Norte para visitar o projecto de electrificação dessa localidade, que será inaugurada até Fevereiro.
JM/AA
Inforpress/Fim