Porto Novo: Projecto do centro de tratamento e embalagem de produtos agrícolas arranca ainda em Abril – responsável

Porto Novo, 19 Abr (Inforpress) – O arranque efectivo do projecto de instalação do centro de tratamento e embalagem de produtos agrícolas em Ribeira da Cruz, no Porto Novo, Santo Antão, estimado em 80 mil dólares (mais de seis mil contos), acontece ainda em Abril.

O presidente da Associação dos Agricultores da Ribeira da Cruz, Vanderley Rocha, confirmou que as condições estão criadas para que o projecto se inicie ainda no decurso deste mês de Abril, com a aquisição dos equipamentos (câmaras e uma carrinha frigorificas, entre outros) e com a realização das acções de formação em agro-ecologia.

O projecto do centro de tratamento e embalagem de produtos agrícolas em Ribeira da Cruz, um dos principais vales agrícolas do concelho do Porto Novo, já tem financiamento garantido, através do GEF(Fundo do Ambiente), na ordem dos 80 mil dólares.

O centro, além do tratamento e embalagem, vai apostar ainda na vertente comercialização dos produtos agrícolas.
A montagem do centro insere-se, segundo os responsáveis, num o projecto mais abrangente, que abarca ainda a vertente formação, preparação dos terrenos agrícolas e uso adequado de fertilizantes e agro-tóxicos.

O projecto, que beneficia ainda os agricultores de Martiene e Chã de Norte, tem ainda apoio da Agência do Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), do Ministério da Agricultura e Ambiente e, também, da Câmara Municipal do Porto Novo.

A Associação dos Agricultores da Ribeira da Cruz tem, igualmente, a parceria, na implementação do projecto, do SARAI, um centro de estudo espanhol virado para o desenvolvimento rural, que actua em Cabo Verde desde 2009.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos