Porto Novo, 18 Out (Inforpress) – As máquinas já se movimentam em Lajedinho, arredores da cidade do Porto Novo, na preparação de quatro hectares de terrenos para a prática agrícola por parte de 20 famílias beneficiárias do projecto sobre agricultura periurbana dessa localidade.
Com este projecto, financiado em oito mil contos pelo Governo através dos programas de promoção das actividades sócio-económicas rurais (Poser) e de mitigação da seca, a agricultura periurbana ganha espaço no município do Porto Novo, onde está a ser “bem sucedido” um projecto idêntico em Ribeira Corujinha, beneficiando também 20 famílias.
O projecto periurbana de Lajedinho, lançado em Setembro, está a cargo da Associação Os Verdes, na cidade do Porto Novo, que espera em quatro meses proceder à despedrega dos terrenos para a implementação deste projecto de desenvolvimento agrícola integrado, à semelhança do que está a acontecer em Ribeira Corujinha, também na preferia desta cidade.
Em Lajedinho existe um furo, que esteve abandonado nos últimos anos, mas que, no quadro do programa de mitigação dos efeitos da seca, vai ser recuperado e equipado com um sistema fotovoltaico e colocado à disposição dos agricultores.
Através do Poser, procede-se à despedrega dos terrenos, estando ainda previstas a construção de um reservatório e a instalação de um sistema de rega localizada para essas famílias.
Segundo a câmara do Porto Novo, que disponibilizou os quatro hectares de terreno em Lajedinho, este município dispõe de uma “extensa área periférica” com disponibilidade de terrenos para agricultura urbana e periurbana, com o objectivo de melhorar o aspecto ambiental desta cidade, mas também contribuir para a segurança alimentar das famílias.
Em Ribeira Corujinha, a edilidade disponibilizou três hectares de terrenos e promete, nos próximos anos, colocar à disposição das famílias mais cerca de 30 hectares de terrenos para exploração agrícola nos arredores da cidade do Porto Novo.
JM/AA
Inforpress/Fim