Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Programa de assistência técnica para a promoção da economia azul apresentado aos operadores económicos

Porto Novo, 03 Ago (Inforpress) – Os operadores económicos no município do Porto Novo, Santo Antão, vão ter, a 08 de Agosto, a oportunidade de conhecer o programa de assistência técnica para a promoção da economia azul.

O programa de promoção da economia azul, a cargo do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Pro-Empresa), é uma iniciativa que visa a dinamização da economia azul em Cabo Verde e tem por objectivos identificar e promover todos os sectores motores desta vertente da economia, de forma a expandir o acesso aos mercados.

Segundo uma nota, este programa será implementado pela Pro-Empresa em parceria com a direcção nacional de Recursos Marinhos, abarcando produtos como incubação, capacitação dos beneficiários e concurso de ideias e encaminhamento para financiamento.

A apresentação deste programa aos operadores no Porto Novo acontece numa altura em que a empresa Peskayar Galaxy Kayake (Espanha), numa parceria com a Marina do Tarrafal Guesthouse, neste município, tem em preparação um documentário sobre o turismo Azul em Santo Antão.

O documentário, que vai ser transmitido no canal televisivo espanhol Iberalia, terá como um dos focos a zona turística do Tarrafal de Monte Trigo (Porto Novo), uma zona com enormes potencialidades a nível do turismo náutico e balnear.

Tarrafal de Monte Trigo, que está entre as zonas mais visitadas pelos turistas que chegam a Santo Antão, está a ser “muito procurado” por empresários nacionais e estrangeiros, “interessados em investir no turismo” nessa localidade, informou a Câmara Municipal do Porto Novo.

Trata-se de uma zona com “um potencial turístico muito importante”, onde se pode “navegar na costa, fazer mergulho e praticar desportos náuticos.

Na forja, a criação no Tarrafal de Monte Trigo de um centro de promoção de actividades ao ar livre, um projecto privado, estimado, inicialmente, em 70 mil contos, que, entre outros objectivos, visa a promoção dos desportos náuticos.

O turismo subaquático tem estado, nos últimos anos, a conhecer algum incremento no concelho do Porto Novo, onde já existe um centro de mergulho, respondível pela vinda, todos os anos, de “um número significativo” de turistas a Santo Antão.

A perspectiva é de que esse segmento do turismo, muito divulgado em feiras internacionais, sobretudo em França e Alemanha, continue a crescer em Santo Antão, que dispõe, segundo os operadores, de uma das maiores biodiversidades marinhas em Cabo Verde.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos