Porto Novo: Produtores no Planalto Norte retomam produção de queijo tradicional

Porto Novo, 26 Nov (Inforpress) – Os criadores de gado do Planalto Norte, no Porto Novo, em Santo Antão, já retomaram a produção de queijo fresco, que está de volta ao mercado depois de uma interrupção de vários meses, devido à covid-19.

Os criadores, através de uma nota, regozijaram-se com o facto de terem retomado a produção do queijo tradicional do Planalto Norte, depois de uma paragem de vários meses, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

“Consumir esse produto nacional é também uma forma de ajudar esses criadores a sobreviverem neste tempo difícil”, refere ainda a nota.

Nesse planalto, produz-se, artesanalmente, o queijo fresco com chancela de património do gosto de 2007 e galardoado com o prémio Slow Cheese Award pela Fundação Slow Food, com sede em Itália, em 2017.

Os criadores de gado do Planalto Norte vão ganhar até Março de 2021 uma unidade de produção de queijos, cujas obras de construção estão já em fase adiantada, informou a Associação Comunitária Luz Verde do Norte, promotora do projecto que tem o financiamento do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, através do GEF-SGP (Global Environment Facility), na ordem dos 370 contos.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos