Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Produtores dizem ter como desafios melhorar a qualidade e certificação do queijo

Porto Novo, 25 Ago (Inforpress) – A melhoria da qualidade do queijo de leite de cabra cru produzido artesanalmente no Planalto Norte do Porto  Novo, Santo Antão, e a certificação do produto, com vista à sua exportação, são os principais desafios dos produtores.

António Lima, um destacado produtor do queijo fresco e curado nesse planalto, explicou que este produto, dada a sua “grande qualidade”, está entre “os melhores do mundo”, mas os produtores têm a responsabilidade de continuar a melhorá-lo, com foco na sua certificação.

“Estamos perante um grande produto, que já viajou pelo mundo, através da Fundação Slow Food (Itália), facto que nos dá grande satisfação, mas traz-nos, também, grande responsabilidade”, avançou António Lima, adiantando que o desafio é “continuar a trabalhar na melhoria da qualidade” do queijo e, um dia, ter condições para a certificação do produto.

A exportação do produto, uma vez que há empresas estrangeiras interessadas neste queijo, segundo o responsável, dependerá da sua certificação, mas António Lima realçou o facto de a associação comunitária Luz Verde, do Planalto Norte, pretender melhorar a casa do queijo, na localidade.

O Planalto Norte do Porto Novo é mundialmente conhecido pelo queijo de leite de cabra cru que produz, com a chancela, desde 2007, de património mundial do gosto e distinguido, em 2017, pela Fundação Slow Food, com a medalha “Slow Cheese Award”.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos