Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Presidente da Associação dos Pescadores destaca “ganhos importantíssimos” na pesca artesanal

Porto Novo, 20 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Neves, destacou hoje os “ganhos importantíssimos” conseguidos “nos últimos anos” nas pescas neste município, particularmente no subsector semi-industrial, com crescimento da frota e melhoria das condições de conservação.       

“As pescas no município do Porto Novo, nos últimos anos, têm tido ganhos importantíssimos, principalmente no subsector da pesca semi-industrial, com o crescimento da frota, quer em número, quer em qualidade, mas também a nível da conservação, onde os ganhos estão em consolidação”, acrescentou Atlermiro Neves.

Para o líder dos pescadores, a “ambição” da classe é manter “a posição da terceira potencialidade pesqueira nacional”, tornando este concelho “um ecossistema de actividades da economia azul”, que “agrega valores, cria emprego, fortalece a economia e impacta positivamente” a vida dos homens do mar.

É nesta “visão aglutinadora de oportunidades” que, segundo a mesma forte, surge a empresa de venda de equipamentos de pesca, produção de gelo, congelação e venda de pescado, propriedade de Joaquim Assunção Delgado, antigo técnico do ex-projecto de apoio à pesca artesanal de Santo Antão. “um dos homens mais tenaz e crentes nas potencialidades que a pesca oferece ao município”, avançou este responsável. 

Trata-se de “uma das maiores empresas privadas” do País, no ramo de produção e venda de gelo, segundo o representante dos pescadores, que enaltece o facto de esta unidade, com uma produção diária de 12 toneladas de gelo, ser sustentada por energias limpas (painéis solares), oferecendo o preço mais baixo a nível nacional e atraindo clientes de todas as ilhas do Barlavento.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos