Porto Novo: Pragas estão a dizimar cultivo de cenoura, repolho e tomate em Alto Mira – agricultores 

Porto Novo, 15 Nov (Inforpress) – Os agricultores em Alto Mira, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram hoje “inquietação” com a situação de pragas no vale agrícola, que estão a dizimar as culturas de cenoura, repolho e tomate.

O presidente da Associação dos Agricultores de Alto Mira, Ederlino Fortes, explicou à Inforpress que a “maior preocupação” dos lavradores se prende, nesta altura, com “uma praga desconhecida” que está a atacar a cultura de cenoura, pedindo o apoio dos técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente no combate à mesma.

“Neste momento, a nossa principal preocupação prende-se com esta praga que está a atacar a cenoura. Este ano, têm chegado a Alto Mira algumas pragas desconhecidas, de entre elas uma lagarta que está a atacar a cenoura”, avançou o líder dos agricultores.

Os lavradores nesta localidade, segundo a mesma fonte, estão a braços ainda com outras pragas, designadamente a lagarta do cartucho do milho e a traça do tomateiro (uma borboleta), esta que está a destruir o tomate e o repolho.

Contactado pela Inforpress, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, declarou que os serviços que dirige não têm conhecimento da existência da praga que ataca a cenoura, mas assegurou que os técnicos vão deslocar-se a Alto Mira para se inteirarem desta problemática.

Joel Barros explicou que o combate a pragas na agricultura de regadio é da responsabilidade dos próprios agricultores, assegurando, porém, que os técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente efectuarão uma missão a Alto Mira para apoiar os produtores.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos