Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Poser enaltece impacto do projecto de rega gota-a-gota na melhoria das condições de vida das famílias

Porto Novo, 12 Nov (Inforpress) – Mais de 40 famílias no Porto Novo, Santo Antão, vão poder, a partir de agora, aumentar a área irrigada e aumentar a produção, graças a um projecto que contemplou esses agricultores com sistema de rega gota-a-gota.

O projecto, já praticamente concluído, foi financiado pelo programa de promoção de actividades socio-económicas rurais (Poser), a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), que destaca o impacto dos investimentos feitos, à volta de seis mil contos, no aumento do rendimento dessas famílias.

“O projecto visa a instalação do sistema de rega gota-a-gota numa área de cinco hectares de terrenos em Ribeira dos Bodes. São 43 chefes de família, que vão poder, agora, utilizar o sistema de rega que permite o uso eficiente da água. Tudo isso a pensar no aumento do rendimento das famílias”, refere uma nota publicada pelo Poser, em execução, no Porto Novo, há cinco anos.

Com este projecto, confirmou o delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, 90 por cento (%) da área irrigada em Ribeira dos Bodes fica coberta com este sistema de rega localizada, possibilitando aos agricultores alargarem as suas parcelas e aumentarem a produção.

Este projecto insere-se num vasto programa de massificação da rega gota-a-gota no município do Porto Novo, concelho que, a nível da ilha de Santo Antão, está a ser “pioneiro” em matéria de massificação da rega gota-a-gota.

Depois da Ribeira da Cruz, com mais de 90 por cento (%) de área agrícola coberta, o sistema de rega gota-a-gota é já, também, uma realidade em Alto Mira, Ribeira dos Bodes, Ribeira Fria, Chã de Mato/Ponte Sul, Jorge Luís, Lajedinho e Chã de Galinheira, seguindo-se, dentro de pouco tempo, a bacia da Ribeira das Patas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos