Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Poser enaltece aposta dos agricultores em Ribeira Fria na cultura de morango

Porto Novo, 22 Mar (Inforpress) – A cultura de morango está a ganhar “destaque” em Ribeira Fria, no interior do Porto Novo, uma actividade com potencial para proporcionar aos agricultores “uma alta taxa de rentabilidade”, segundo a unidade técnica do Poser.

Uma nota emitida pela unidade técnica do  programa de promoção de oportunidades socio-económicas rurais (Poser) destaca esta nova aposta dos agricultores em Ribeira Fria, dando como exemplo o facto de um dos 140 lavradores locais dispor já de uma área cultivada de 500 metros quadrados.

A cultura do morango é rentável tendo em conta o preço de venda, segundo a mesma fonte, que acredita que pelos incentivos que estão a ser oferecidos por parte do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) “possivelmente” este cultivo poderá estender-se a outros agricultores.

A  produção hortícola, que esteve estagnada durante sete meses nessa localidade, por causa de uma avaria no furo, já foi retomada com a aposta dos agricultores em diferentes culturas como tomate, cenoura, repolho, pimentão, algumas das quais já em fase de colheita.

Ribeira Fria é uma das várias zonas agrícolas no município do Porto Novo, onde os agricultores tem sido contemplados com vários investimentos, sobretudo na mobilização de água através da energia solar, que, além do incremento da agricultura, têm contribuído ainda para a empregabilidade de muitas famílias.

São investimentos realizados pelo MAA  no quadro das intervenções do Poser, programa co-financiando pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o pelo Fundo Fiduciário Espanhol.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos