Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Porto-novenses contra demolição do recinto 05 de Julho

Porto Novo,13 Mai (Inforpress) – O recinto 05 de Julho, na cidade do Porto Novo, vai ser demolido para dar lugar ao pavilhão desportivo coberto, uma decisão da edilidade que está a gerar alguma polémica no seio dos agentes desportivos.

Os agentes desportivos aproveitaram um encontro com o vereador do desporto da Câmara Municipal do Porto Novo, Nilson Santos, para manifestar a sua reserva em relação à escolha do sítio onde se situa o recinto 05 de Julho para edificar o polidesportivo coberto, considerando que a autarquia deveria procurar outros espaços para construir esta infra-estrutura.

Alegam que, demolindo o recinto em causa, o mais antigo deste município, que já foi “curral do concelho” e que tem servido ainda de espaço cultural, Porto Novo perde mais uma infra-estrutura desportiva, razão pela qual devia manter-se.

Em alternativa, alguns agentes sugerem a zona contígua ao Estádio Municipal, onde já está prevista a construção de um centro de estágio.

Porém,  a Câmara Municipal do Porto Novo defende que a questão relativa à localização do pavilhão desportivo coberto foi “devidamente equacionada” pela autarquia, assegurando que “o lugar que dá melhores garantias de momento, pela dimensão do projecto e pela vertente multiuso do mesmo, é onde se encontra o actual recinto 05 de Julho”.

O vereador do desporto da edilidade explica ainda que as estruturas do recinto 05 de Julho, por serem muito antigas, representam um risco para os atletas, razão pela qual terão que ser demolidas agora ou num futuro próximo.   

A Inforpress abordou os munícipes sobre a matéria, que alinham pela mesma diapasão dos agentes desportivos, aconselhando os responsáveis municipais a avaliarem outros sítios para a construção do pavilhão.

“Não há necessidade de demolir o recinto 05 de Julho para a construção do pavilhão desportivo. Porto Novo tem espaços suficientes e adequados para isso. Ao demolir o recinto, perdemos um espaço desportivo e cultural histórico deste município”, explicou o munícipe Manuel Rodrigues.

“É uma má decisão da câmara. Se demolir o recinto 5 de Julho, vai ser preciso construir imediatamente outro polivalente para atender às necessidades dos jovens que utilizam este espaço”, disse José Reis.

O projecto do pavilhão desportivo coberto foi submetido à consulta pública dos porto-novenses, que se  tem debruçado, sobretudo, sobre o aspecto de localização.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos