Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Populações de várias localidades reclamam cobertura da televisão digital terrestre

Porto Novo, 12 Jul (Inforpress) – Populações de várias localidades do interior do município do Porto Novo reclamam, actualmente, a cobertura da televisão digital terrestre (TDT), inaugurada na ilha de Santo Antão em finais de Maio deste ano.

Alto Mira, Ribeira da Cruz, Planalto Norte são algumas dessas localidades, cujos habitantes reclamam a cobertura da TDT, numa altura que se estima que 90 por cento (%) da ilha de Santo Antão já tem acesso à televisão digital.

Aderlino Fortes, porta-voz da população em Alto Mira, informou que os moradores dessa localidade, que, lembrou, nunca tiveram acesso a emissões da Televisão de Cabo Verde (TCV), desejam, também, ser abrangidos pela TDT.

“Podemos dizer que em Alto Mira nunca tivemos acesso a emissões da TCV. Por isso, estamos a reclamar a cobertura da TDT para podermos passar, pela primeira vez, a assistir à televisão pública”, avançou este representante da comunidade.

Na Ribeira da Cruz, a moradora Maria Helena lembrou que, “há, pelo menos, uns três anos” que essa localidade está privada das emissões da TCV, razão pela qual estão ansiosos à espera da TDT, que, a seu ver, tarda a chegar a essa povoação.    

Também, nos diferentes povoados do Planalto Norte não se consegue, há “vários anos”, captar os sinais da TCV, segundo o representante da comunidade, Luciano Santos, segundo o qual a população local está “ansiosa” pela chegada da TDT a esta parcela do território municipal.   

Entretanto, a Cabo Verde Broadcast diz esperar, brevemente, reduzir o número de zonas ainda sem a cobertura da TDT no interior do concelho do Porto Novo, com a instalação do centro emissor de Moroços, no Planalto Leste.

Este centro, que já está a ser montado, ficará situado a 1.780 metros de altitude e reduzirá “muitas zonas de sombra” neste município, beneficiando localidades como Alto Mira, Ribeira Fria e Ribeira da Cruz, segundo a Cabo Verde Broadcast.

A ilha de Santo Antão dispõe de 90 por cento (%) de cobertura da TDT, podendo, até finais deste ano, atingir a cobertura a 100%, segundo a previsão do Governo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos