Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: População do Monte Trigo “ávida” para consumir água de qualidade – responsável

Porto Novo, 09 Jul (Inforpress) – As 70 famílias da aldeia do Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, dizem-se “ansiosas” para consumir água de qualidade, incitando o Governo a avançar, ainda este ano, com a “prometida instalação da dessalinizadora” da água do mar.

O Governo prometeu, nos princípios deste ano, investir mais de 50 mil contos na instalação de uma unidade de dessalinização da água do mar em Monte Trigo, cuja população tem vindo consumir “uma água sem qualidade, com impacto na saúde pública”.

A presidente da Associação Comunitária do Monte Trigo, Rosa Miranda, disse que as pessoas nessa aldeia estão “ansiosas” para consumir “uma água de qualidade”, desejando que o Governo concretize, ainda este ano, os investimentos anunciados, ou seja, a instalação da unidade de produção de água potável.

Uma missão integrada por técnicos da empresa Águas da Ponta Preta (APP) esteve em Abril, no Monte Trigo, no quadro dos preparativos para instalação da dessalinizadora, na comunidade.

A APP, através do seu site, indicou ter a expectativa de que Monte Trigo terá “em breve” uma dessalinizadora de água do mar “para evitar o consumo de água de nascente com excesso de flúor”, com impacto na saúde da população.

Para Rosa Miranda, trata-se de um projecto “muito aguardado” pelos quase 400 habitantes do Monte Trigo, cuja água utilizada para consumo, proveniente de uma nascente, apresenta “excesso de flúor”, que tem “causado problemas de saúde à população”, designadamente a nível dos ossos e dentes.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, em Fevereiro, a instalação de uma dessalinizadora, com capacidade de produção de 25 metros cúbicos de água por dia, no Monte Trigo, num investimento “acima dos 50 mil contos”.  

A unidade de dessalinização da água do mar funcionará com base em energia solar.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos